O
que é currículo?
"O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações" (Sacristán, 2000:46)
"O
currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do
ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial,
explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens
sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são
fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..."
(Silva, 2001:78)
Nem
tudo que trabalhamos encontra-se propriamente no currículo escolar,
porem não podemos deixar de discutir o desafio de ensinar a todos,
como trabalhar as diferenças nas formas de aprender e na cultura.
Devemos
inserir a cultura local, o problema cotidiano de nossos alunos, sem
ter quer ficarmos presos a uma lista de conteúdos programáticos.
SACRISTÁN,
J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do
ensino ou uma análise prática? Compreeender
e Transformar o Ensino.
Porto Alegre, Armed, 2000:119-148.
SILVA,
Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento
de identidade:
uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte,
Autêntica, 1999: 77-152.
Nenhum comentário:
Postar um comentário